top of page

Lixo Zero: um compromisso com o planeta

O termo “Zero Waste”, ou Lixo Zero em português, refere-se a um movimento à escala mundial que ganhou força há cerca de 20 anos. Propõe-se a encaminhar todo o lixo do planeta para a reciclagem e produção de adubo, e assim acabar com as lixeiras e aterros sanitários.

Como será possível, em Cabo Verde, aderir a este desafio de uma sociedade sem lixo? Com base em nossa experiência de mais de uma década, podemos afirmar que é um caminho gradual, que começa com um compromisso sério em produzir de forma ecologicamente sustentável, de forma a não prejudicar o meio ambiente.






"Desde o início da Mamdyara, a nossa luta tem sido a redução do uso de plástico em nossas embalagens."





Hoje, os nossos cremes de rosto e óleos estão em embalagens de vidro; trocamos os shampoos líquidos pelo shampoo de barra, e assim reduzir o uso de garrafas de plástico. Por outro lado, estamos a trocar a retirar os invólucros de plástico do sabão e shampoo em barra. Para tanto, criamos embalagens reutilizáveis, à base de embalagens de cartão e tecidos africanos – as nossas famosas caixas de sabão que podem ser usadas como caixas de jóias. Sem contar a nossa charmosa linha de Tea Blendas – Misturas de Chás – que chama a atenção pelas embalagens ecológicas. Também, lançamentos, recentemente, uma linha de acessórios cosméticos de algodão – toalhitas de limpeza e pensos higiénicos de algodão que são reutilizáveis – para substituir o uso de algodão descartável e reduzir a quantidade de lixo que jogamos na natureza.

Mas, o desafio ainda está por ganhar. Embora de forma reduzida, continuamos a usar plástico nas embalagens de Cremes de Cabelo, por exemplo. Entretanto, ao longo dos anos, temos incentivados os nossos clientes a reutilizar os frascos – na nova compra, é só devolver a embalagem e levar uma nova, com produto. Não tem sido fácil engajar a todos. Aqui é importante frisar que a redução do lixo depende de um compromisso de todos.



Mesmo que o “Zero Waste” pareça impossível, acabar todo o lixo do planeta, acreditamos que um engajamento coletivo poderá reduzir substancialmente a produção de desperdício e deixar um paneta mais limpo aos nossos filhos e netos.


Conheça-nos melhor em www.mamdyara.com


ONDE ESTAMOS: Alto Miramar, atrás Chinês Panda (Mindelo)

OUTRAS ILHAS E PAÍSES: enviámos encomendas via correio. +238 9806875


122 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page